sábado, 12 de abril de 2008

Curso Candlestick - Parte 3: Corpo Real / Longo Candle Branco em uma Tendência de Queda

No gráfico de candlestick, cada candle tem um significado, e um dos principais indícios da força do mercado é olhar o tamanho e cor do corpo real. Para os japoneses, o corpo real é a essência do movimento dos preços. Este é um crítico e poderoso aspecto do gráfico de candle; sobre o tamanho e cor do corpo real, é possível identificar de forma clara e rápida a postura que os bulls e/ou bears estão tendo no mercado.


Tópico: Longo candle branco em uma tendência de queda


terça-feira, 8 de abril de 2008

Indicador OBV (On Balance Volume)

O OBV é um indicador criado a partir do volume negociado durante um período. Ele é um indicador de acumulação do volume. Se a sessão tiver sido de alta o volume da sessão é somando ao OBV, e se foi uma sessão de baixa o volume é diminuido.

Mas para que serve o OBV ? Serve pra você que não tem informações "privilegiadas" (que vale a pena lembrar, é crime) seguir os "espertos". Os espertos são os grandes investidores que por algum motivo estão entrando ou saindo com vontade de um determinado papel, que por algum motivo ainda não é conhecido pelo mercado, por isso a importância desse indicador.

Esse indicador também mostra a força do papel, ou seja, OBV caindo ou baixo é papel que não tem "capital esperto" e ação sem capital esperto não tem força para subir.

Logo o conceito desse indicador é que o volume precede os preços.

O OBV pode mostrar também uma divergência nos preços. Se os preços estão subindo mais o OBV está caindo indica que o capital esperto esta saindo daquele papel por algum motivo e aquela alta pode não se sustentar e começar um momento de queda.

Vamos ver alguns exemplos:

Curso Candlestick - Parte 2: Sombra e Corpo Real

Enquanto um candle sozinho não deve ser utilizado para definir uma operação, o tamanho e cor do corpo real, bem como o tamanho de suas sombras podem prover informações mais precisas. Especificamente, olhando o corpo real e as sombras nos dará uma maior noção da situação entre a oferta e demanda no mercado. Nós explicaremos como o uso do corpo real e da sombra podem fornecer indícios sobre as forças e fraquezas do mercado, podendo ser capaz de identificar antecipadamente indícios da direção do mercado.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Curso Candlestick - Parte 1: Formação do Candle

É com muito prazer que inicio o curso de candlestick. Uma ferramenta bastante utilizada para análises de mercado. O gráfico de candle consegue mostrar de forma clara as forças que atuam no mercado.

Essa é a primeiro capítulo do curso. Em breve a continuação do curso será postado no blog.

Palavras chaves: análise técnica, gráficos, candlestick, mercado finaneiro, ações, bovespa

Parte 1 - Formação do Candle

O primeiro passo para podermos utilizar do grande poder da ferramenta candlestick é aprender como uma linha de candle é criada.

Como pode se ver na figura, uma linha de candle consiste de um retângulo e duas linhas finas, uma na parte de cima e outra na parte de baixo.



A parte retangular do candlestick é chamada de corpo real. Ele representa a diferença entre o preço de abertura e fechamento da sessão. Quando o corpo real é preto, ele mostra que o fechamento da sessão foi menor do que a abertura. Se o corpo real é branco, significa que o fechamento foi maior do que a abertura.

As linhas finas acima e abaixo do corpo real são as sombras. A sombra representa os preços extremos da sessão. A sombra acima do corpo real é chamada de sombra superior, e a sompra abaixo do corpo real é chamada de sombra inferior. Logo, o pico da sompra superior é o maior preço negociado na sessão, e o bottom da sombra inferior foi o menor valor negociado na sessão.

Os gráficos de candles podem ser utilizados para qualquer período, seja ele diário, semanal ou intra-day. Para o gráfico diário será utilizado a abertura, máximo, mínimo e fechamento da sessão. Para os gráficos semanais, o candle será construido com a abertura da segunda-feira, o máximo e mínimo da semana e o fechamento da sexta-feira. No gráfico intra-day, deverá ser utilizado a abertura, máximo, mínimo e fechamento do período escolhido.

A figura mostra, do lado esquerdo, uma forte sessão que o mercado abriu prõximo da mínima e fechou perto da máxima. Nós sabemos que o fechamento foi maior do que a abertura porque o corpo real é branco. Agora, do outro lado, um longo candlestick preto. Este é uma sessão bear em que o mercado abriu perto da máxima e fechou próximo da mínima.

Os japoneses focam bastante na relação entre a abertura e o fechamento. Isto faz sentido, porque a abertura e fechamento são provavelmente os dois mais importantes preços do dia.